background
Carregando página principal
Logomarca do ATardeFM mobileLupa de busca mobile
voltar a pagina anterior

Notícias

Documentário ‘A Voz de Ruy’ tem pré-estreia no Cine Glauber Rocha

Redação • 28/02/2024 - 8:39
Curtir

		Documentário ‘A Voz de Ruy’ tem pré-estreia no Cine Glauber Rocha
Imagem: Divulgação

O Cine Glauber Rocha, em Salvador, recebe a pré-estreia nacional do filme documentário “A Voz de Ruy”, na próxima segunda-feira (4), às 19h. Apenas para convidados, a sessão encerra a programação do marco histórico do centenário da morte de Ruy Barbosa.

Com direção de Fernanda Miranda e Pedro Sprejer e direção geral de Belisário Franca, o longametragem exibe cenas históricas e bastidores da vida do baiano, incluindo sua trajetória como jornalista, político, jurista, diplomata, na Bahia, no Rio de Janeiro e no exterior.

Para a realização da obra, a equipe teve como base depoimentos de especialistas na vida e obra de Ruy, ilustrados com imagens da Cinemateca Brasileira, Fundação Casa de Rui Barbosa, acervo do documentarista Isaac Rozemberg e fotos e documentos da Fundação Casa de Rui Barbosa, ABI, Biblioteca Nacional e Arquivo Nacional.

O longa revela a presença do baiano em todas as ações renovadoras durante a Monarquia e na Primeira República, na qual foi um dos seus maiores protagonistas e a presença midiática mais marcante de sua geração. O filme mostra ainda a atualidade de pensamento do jurista, cuja “voz” inspirou o nome do documentário, através de seus escritos nos jornais, conferências, discursos, debates públicos e pronunciamentos nas Câmaras estadual, federal e no Senado da República.

Foram ouvidos pela equipe especialistas como Alexandre Santini, presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa-FCRB, Antônio Edimilson, historiador; Aparecida Rangel, pesquisadora da FCRB; o Ministro aposentado do STF Ayres Britto; Carlos Henrique Cardim, embaixador e cientista político; Christian Lynch, cientista político; Edvaldo Brito, professor de Direito da UFBA e imortal da Academia de Letras da Bahia-ALB; Ernesto Marques, presidente da ABI; Joacy Góes, presidente do IGHB; Lidivaldo Reaiche Brito, desembargador do TJBA; Luís Guilherme Pontes Tavares, vice-presidente da ABI; Soraya Realon, pesquisadora da FCRB e Wlamyra Albuquerque, historiadora.

Leia também ...